CBFA vai apoiar encontro de fisioterapeutas do futebol americano
Foto: CBFA

CBFA vai apoiar encontro de fisioterapeutas do futebol americano

O presidente Ítalo Mingoni, após reunião com Raphael Salgado, organizador do I Encontro Nacional dos Fisioterapeutas do Futebol Americano, anuncia apoio e chancela da Confederação Brasileira de Futebol Americano ao evento que será realizado no dia 23 de outubro, em Fortaleza, capital cearense, durante o Congresso Internacional da Sonafe Brasil, maior do segmento da Fisioterapia Esportiva da América Latina.

O encontro surgiu de após a constatação do baixo contato entre profissionais que atuam no futebol americano do Brasil, o que resultou em um grupo compromissado com o crescimento, capacitação e alinhamento de ideias e trabalho dos fisios que atuam em equipes do esporte.

O presidente Ítalo Mingoni destacou a importância da organização da categoria: "É magnífico presenciar a própria comunidade se organizando. A fisioterapia esportiva é extremamente importante para a prática, tanto na prevenção de lesão quanto no desenvolvimento da máxima performance. Ver este movimento tomando forma, com o apoio institucional da maior sociedade fisioterapeuta do país, legitima o trabalho sério que estão desenvolvendo. A Confederação Brasileira de Futebol Americano apoia essa iniciativa e chancela o encontro, com a expectativa que seja fomentado o conhecimento e que tenhamos muitas pesquisas acadêmicas realizadas no Futebol Americano no Brasil".

De acordo com o organizador do encontro, Raphael Salgado, o passo é fundamental para trilhar o caminho do profissionalismo: "Acreditamos que para um esporte tornar-se profissional, o primeiro passo é ter pessoas de suporte capacitadas e profissionais, e que o acesso a elas seja mais fácil e integral, saindo apenas da atuação do fisioterapeuta no tratamento e começando a abranger também prevenção de lesões, tratamento, gestão, controle de cargas, pesquisas científicas na área, equipes multidisciplinares e a presença dos Fisios nas Comissões Técnicas".

Em breve, as inscrições para o I Encontro Nacional dos Fisioterapeutas do Futebol Americano estarão abertas. Outras informações poderão ser obtidas no Instagram @fisiosnofabr e no e-mail fisiosnofabr@gmail.com