TERMO DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PARA ATLETAS E USUÁRIOS DA FEDERAÇÃO PARANAENSE DE FUTEBOL AMERICANO
A Federação Paranaense de Futebol Americano – FPFA, pessoa jurídica de direito privado, Associação Privada, inscrito no CNPJ n.º 11.773.040/0001-92, com sede na Avenida República Argentina, 1228, sala 804 Vila Izabel, em Curitiba-PR, atua de forma transparente e responsável e, por isso, toma todos os cuidados necessários para a proteção de seus dados pessoais.
Assim, é muito importante que você conheça a nossa Política de Privacidade.
Esta Política descreve de forma clara e apresenta informações sobre a maneira como coletamos, mantemos, utilizamos, armazenamos e compartilhamos seus dados pessoais, bem como descreve o conjunto de regras e procedimentos adotados pela FPFA para garantir a proteção de seus dados pessoais.
Nossa Política de Privacidade é pautada pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), nº 13.709/2018, sendo que nos comprometemos a cumprir estritamente seus termos. Caso queria saber mais sobre a LGPD, confira.
Ao aceitá-la você concorda expressamente com o tratamento de seus dados pessoais, de acordo com as condições aqui explicadas.
O termo “dados pessoais” descrito neste documento diz respeito a todas as informações relacionadas a você e que permitem identificá-lo.
Coletamos os seus dados pessoais para cumprir com nossa missão, que é promover o desenvolvimento do esporte de futebol americano no estado do Paraná de forma sustentável e para que você usufrua dos serviços ofertados pela FPFA.
Os seus dados pessoais são coletados quando você se cadastra em nosso site (https://fpfa.com.br) para registrar interesse em algum evento, serviço ou atividade esportiva a ser realizado pela FPFA.
Alguns de seus dados pessoais serão obrigatórios, pois atendem necessidades legais de projetos ou ações que envolvam recursos públicos obtidos em programas e projetos de incentivo municipal, estadual e/ou federal. Além desses dados, as outras informações solicitadas nos ajudam a entender melhor seus interesses e prestar um serviço de melhor qualidade.
Sim. Neste caso, podemos coletar dados técnicos da sua navegação como endereço de Protocolo de Internet (endereço IP), registro de acesso, geolocalização do endereço de IP, tipo do navegador utilizado, versão do sistema operacional, modelo e características do aparelho utilizado para o acesso, banda de internet, operadora, comportamento de pageview e páginas visitadas, de acordo com cookies liberados ou não por você.
Clique aqui para conhecer nossa política de cookies.
Ao deixar um comentário no site, você poderá optar por salvar seu nome, e-mail e site nos cookies. Isso visa seu conforto, assim você não precisará preencher seus dados novamente quando fizer outro comentário. Estes cookies duram um ano.
Se você tem uma conta e acessa este site, um cookie temporário será criado para determinar se seu navegador aceita cookies. Ele não contém nenhum dado pessoal e será descartado quando você fechar seu navegador.
Quando você acessa sua conta no site, também criamos vários cookies para salvar os dados da sua conta e suas escolhas de exibição de tela. Cookies de login são mantidos por dois dias e cookies de opções de tela por um ano. Se você selecionar “Lembrar-me”, seu acesso será mantido por duas semanas. Se você se desconectar da sua conta, os cookies de login serão removidos.
Se você editar ou publicar um artigo, um cookie adicional será salvo no seu navegador. Este cookie não inclui nenhum dado pessoal e simplesmente indica o ID do post referente ao artigo que você acabou de editar. Ele expira depois de 1 dia.
Nossa coleta de dados pessoais varia de acordo com o tipo de interação que você tem em nosso site ou serviços.
Relacionamos a seguir os dados pessoais que podem ser solicitados pela FPFA:
– Dados sobre identificação: nome civil, nome social, filiação, nacionalidade, naturalidade, data de nascimento, sexo, estado civil, número e cópia do documento de identificação (CPF, RG/RNE ou outro);
– Dados sobre contato: endereço residencial e/ou comercial, endereço de e-mail, número de telefone;
– Dados acadêmicos: estabelecimentos de ensino anteriores, certificados e diplomas acadêmicos, histórico escolar, nota do ENEM;
– Dados profissionais: emprego atual, profissão;
– Dados de pagamento: nome do titular da conta e número do cartão de crédito;
– Dados de responsáveis: nome, telefone e número de documento de identidade do responsável legal (em casos de estudante menor de idade) e/ou responsável financeiro;
– Dados de saúde: informação sobre deficiência física e atestados médicos;
– Dados de imagem: foto;
– Dados de renda familiar: situação de emprego e salário de membros da mesma família;
– Dados técnicos da sua navegação: endereço de Protocolo de Internet (endereço IP), registro de acesso, geolocalização do endereço IP, tipo do navegador utilizado, versão do sistema operacional, modelo e características do aparelho utilizado para o acesso, banda de internet, operadora, comportamento de pageview e páginas visitadas, de acordo com cookies liberados ou não por você.
Lembramos que a FPFA não é responsável pela veracidade e atualização das informações fornecidas por você, portanto tenha atenção ao enviar qualquer informação ou apresentar documento.
Os tipos de cadastro variam de acordo com a sua experiência e o seu objetivo em nosso site. Caso seu objetivo seja apenas registrar interesse em algum serviço, você terá que preencher seus dados de identificação e contato, mas caso queira fazer sua matrícula, poderá ter que preencher também informações sobre pagamento. Confira:
– Cadastro simples: poderemos coletar dados de identificação e de contato.
– Cadastro e inscrição em serviços: quando você se inscreve em nossos serviços ou eventos, poderemos coletar dados dos responsáveis, de identificação, de contato, dados acadêmicos, profissionais, de saúde, de pagamento e de imagem, conforme descrito no item 4.
Importante: também poderemos solicitar o envio de cópia de documentos para comprovar as informações fornecidas.
Os seus dados pessoais são utilizados por nós para finalidades diversas. Na lista abaixo, você poderá tomar conhecimento como utilizamos suas informações:
– Para cumprir nossa missão, pois você contratou nossos serviços, sendo necessário utilizar seus dados em procedimentos internos relacionados aos nossos serviços e produtos;
– Para você obter informações sobre nossos serviços.
– Para realizar procedimentos financeiros e de cobrança com a utilização de suas informações financeiras.
– Em nosso site e plataformas, para identificar e autenticar sua conta de acesso, cumprir com o compromisso assumido em razão do uso do site, aperfeiçoar o uso e a sua experiência.
– Para cumprir obrigações legais a que estamos sujeitos, por exemplo: o pagamento de impostos, fazer o gerenciamento de matrícula, emitir certificados e diplomas.
– Para permitir a realização de auditoria de órgãos da administração pública.
– Em investigações sobre possíveis violações de leis ou de nossas políticas internas.
– Para melhorar sua experiência com a FPFA, como, por exemplo, fornecer melhores ferramentas ou aprimorar nossos serviços.
– Para envio ou realização de publicidade, sempre que possível de forma anônima, ou mediante a sua autorização ou de seu responsável legal, quando necessário o uso com sua identificação.
– Para cumprimento de políticas públicas relacionadas à melhoria do esporte no estado do Paraná.
– Para defender direitos em conflitos judiciais ou extrajudiciais e para proteger nossos direitos e de terceiros e, ainda, para outras finalidades que exijam o seu consentimento, que será solicitado nos termos da legislação vigente.
– Os dados de saúde serão utilizados somente em casos específicos, em atendimento à obrigação legal, e para proteção da vida.
Importante: usaremos seus dados pessoais somente para atender aos objetivos descritos nesta Política. Se necessário, seus dados poderão ser usados para outras finalidades não conflitantes às finalidades apresentadas nesta Política.
– Com órgãos da administração pública (Ministério da Educação, Secretaria Estadual da Educação, Tribunal de Contas da União, Controladoria Geral da União e demais órgãos relacionados a esses) para cumprimento de obrigações legais e regulatórias.
– Com instituições do setor bancário e seguradoras, para gestão e processamento de pagamentos.
– Com empresas que têm contrato com o FPFA, parcerias e/ou acordos de cooperação, para cumprimento do Contrato de Prestação de Serviços e para atendimento às finalidades informadas nesta Política, garantindo que o tratamento de seus dados por terceiros e fornecedores autorizados seja submetido às regras contratuais específicas, impondo responsabilidades com o intuito de que as atividades por eles realizadas cumpram com o que determina a Lei Geral de Proteção de Dados.
Importante: informaremos você quando houver o compartilhamento de dados para outras finalidades que possam ser incompatíveis com o descrito nesta Política, sempre que exigido pela legislação.
O período de armazenamento será variável de acordo com a finalidade para qual a informação é utilizada, como para cumprir o contrato com a FPFA ou pelo período necessário para que você tenha uma experiência positiva dentro da instituição, atendendo seus interesses e solicitações.
Poderemos preservar os seus dados por um período superior sempre que exista uma obrigação legal. Nessas ocasiões, sempre que possível, seus dados serão tratados de forma anonimizada para que não sejam mais capazes de identificar você.
Atuamos de maneira transparente e responsável, por meio de padrões de segurança e prevenção confiáveis. A FPFA preserva a confidencialidade de seus dados pessoais e os utiliza tão e somente para propósitos legítimos e específicos, de modo adequado e conforme as necessidades institucionais, utilizando-se das medidas técnicas e administrativas para proteger tais dados, primando por esta Política de Privacidade e pela Lei Geral de Proteção da Dados (LGPD).
Confira nossas medidas de segurança da informação que buscam garantir a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade dos dados coletados:
– Controlar o acesso às informações, considerando a necessidade de nossos funcionários obterem determinado dado;
– Proteger infraestruturas tecnológicas contra acessos não autorizados;
– Monitorar constantemente toda nossa infraestrutura tecnológica;
– Política de troca de senhas;
– Política de confidencialidade com funcionários e terceiros.
Os dados coletados serão armazenados em bases de dados de propriedade da FPFA, que se encontram em servidores contratados localizados no Brasil, podendo também ser armazenados em servidores estrangeiros, por meio da utilização de servidores em nuvem (cloud).
Caso seus dados pessoais sejam transferidos para fora do Brasil, garantiremos o cumprimento das medidas de segurança necessárias e adotaremos todos os cuidados para assegurar que essa transferência obedeça às normas e preserve o sigilo de todas as informações coletadas.
Agora que você já sabe como coletamos, utilizamos e compartilhamos seus dados, é igualmente importante para nós que você conheça quais são os direitos que possui quando nos fornece eles. São seus direitos:
– Acesso: o direito de ser informado e ter acesso aos seus dados pessoais sob tratamento da FPFA.
– Correção: o direito de solicitar a atualização ou alteração dos seus dados pessoais desatualizados, incompletos ou incorretos, após envio de documentos comprobatórios.
– Eliminação: o direito de solicitar que seus dados pessoais sejam eliminados das bases de dados da FPFA, considerando que alguns dados sejam guardados para cumprimento de obrigação legal ou regulatória da FPFA (art. 16, I, LGPD).
– Oposição: o direito de você se opor ao tratamento de dados pessoais que esteja desalinhado às determinações da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.
– Anonimização ou bloqueio: o direito de solicitar que os dados pessoais excessivos ao tratamento sejam submetidos à anonimização ou que este tratamento excessivo seja suspenso pela FPFA.
– Portabilidade: o direito de requerer que os dados pessoais sob tratamento da FPFA sejam transferidos a outro prestador de serviço indicado por você.
– Revogação: o direito de revogar o seu consentimento para as finalidades de tratamento de dados pessoais a ele atreladas e específicas.
Importante: deixaremos de usar seus dados pessoais quando a revogação do seu consentimento for concluída. Sendo assim, qualquer utilização de seus dados pessoais antes da efetivação do cancelamento/revogação é entendida por nós como legal, verdadeira e autorizada por você.
Caso queira fazer algum pedido referente a este campo, você deve entrar em contato via e-mail contato@fpfa.com.br . Poderemos solicitar informações para confirmar sua identidade e seu direito de acesso aos dados solicitados.
Tenha certeza, trabalharemos sempre de maneira ágil e responsável para atender suas solicitações o mais breve possível, sendo que observaremos os prazos legais previstos na LGPD.
Caso existam alterações significativas, iremos avisar você o mais breve possível, ou, antes que a nova política entre em vigor. Por isso, recomendamos que consulte este documento sempre que possível e verifique a data da sua última atualização, informada no rodapé desta página.
Fique à vontade para nos enviar qualquer tipo de dúvida sobre esta Política, em contato@fpfa.com.br .
Será um prazer falar com você!