Gestão

Gestão

GESTÃO 2022/2026

Presidente: Jackson Bartnik

Bacharel em Direito pela Univesidade Federal do Paraná. Assessor Jurídico junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

Diretor Jurídico do Curitiba Hurricanes e do Paraná HP Futebol Americano – 2011 até 2019.

Atuou como Tight End nos times: Curitiba Hurricanes FA e Paraná HP Futebol Americano – 2011 até 2016.

Auditor do Tribunal Pleno da Justiça Desportiva do Futebol Americano – 2013.

Diretor Jurídico da Federação Paranaense de Futebol Americano – 2014 até 2019 e responsável pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol Americano – 2014-2019.

 

Vice-Presidente: Flávia Clemente

É Publicitária e começou no FA como torcedora do Curitiba Brown Spiders em 2011.

Em 2013, passou a fazer parte da Diretoria Esportiva, assumindo o cargo de Primeira Secretária.

Em 2014, com a fusão do time com o UFPR Legends, continuou na Diretoria até o final de 2016, quando deixou o cargo.

De lá para cá, é integrante da área de comunicação da FPFA, atuando na parte de Mídias Sociais e na produção das Lives dos jogos.

 

Diretor Comercial: Daniel Ferrari

Especialista em inteligência e performance do meio TV, em análise de performance de campanhas publicitárias. Consultor de publicidade e audiência para veículos de comunicação. Atende agências de propaganda na área de mídia e ajuda os anunciantes no processo de compra de mídia e avaliação de performance de campanhas. Em 2023 têm consultoria em empresas em 6 estados do país.

Experiência de 23 anos como profissional de veículo, tendo atuado nas área de marketing para força de vendas e na programação como especialista em análise de audiência. Atuou como gestor na RPC, afiliada Globo, responsável pela análise de audiência de 8 mercados, sendo Curitiba, (praça PNT) e mais 7 emissoras no interior do Paraná. Mercados: Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e Guarapuava.

Atuação no mercado nacional como especialista na área de Inteligência da Programação da Globo da TV Globo no Rio de Janeiro.

Gestor de marketing na TV Diário, afiliada Globo em Mogi das Cruzes, SP, região do Alto Tietê, com foco em eventos e força de vendas.

Analista de marketing na TV Tem em São José do Rio Preto/SP, emissora 318 municípios no interior de São Paulo.

 

Diretora Financeira: Gessy Spanholi

Formada em Contábeis pela FESP – PR, tem Pós-graduação em Finanças (FEA – USP)

Pós – Finanças e Gestão (Ibemec – SP), além de especialização em Analise de Credito e Balanço (Ibepex- PR) e Tutoria e Formação Gerencial (FEA – USP).

Atua como Consultora Financeira.

Já trabalhou no Banco Santander – Gerente PJ – 3 anos; Banco HSBC /Gerente de contas Premier –  2 anos; Star System Industria Gráfica – Gerente Financeira – 3,5 anos; Banco Unibanco /Itaú – 10 anos – Gerente PJ / Gerente Geral Agencia; Banco BCN/Bradesco – 4 anos – Auxiliar/Trainee/Gerente de contas.

Atualmente é Diretora Financeira da FPFA, responsável por toda a parte econômica da instituição.

 

Diretor de Comunicação: Valdomiro Júnior

 Atual Diretor de Comunicação da FPFA.

Formado em Publicidade e Propaganda no Centro Universitário Autônomo do Brasil – UNIBRASIL, trabalha com Marketing, Publicidade e Comunicação Digital desde 2008.

Atualmente é sócio proprietário e Diretor de Mídia da iFriends Comunicação Digital.

Está envolvido com esportes desde 1986, quando foi atleta de Futsal e Futebol de Campo (Candeias, Clube Atlético Paranaense, Paraná Clube, Coritiba, Malutrom, entre outros).

Desde 2012 no Futebol Americano, ingressou na equipe do Curitiba Brown Spiders e no mesmo ano, tornou-se Diretor de Marketing da equipe.

Em 2014 foi um dos idealizadores da fusão entre o Brown Spiders e UFPR Legends, seguindo como Diretor de Marketing e atleta da equipe até o ano de 2016. Em outubro de 2016, assumiu como Diretor de Marketing da FPFA e depois foi remanejado para Diretor de Comunicação.

Reativou o Twitter da FPFA, quando assumiu estava com 126 seguidores e hoje tem 1.513 seguidores. Criou o Instagram da Federação – atualmente com 5.539 seguidores e alavancou a página do Facebook que possuía 4.120 seguidores e atualmente está com likes e  12.027 seguidores.

 

Coordenadora de Marketing e Eventos: Ana Carolina Oliveira

É Administradora pela UFPR e trabalha em uma agência de publicidade e marketing com Pós-graduação em Gestão e Marketing Esportivo pega Trevisan Escola de Negócios-SP.

Quando entrou na universidade, foi diretora de esportes da Atlética do curso e de lá para cá passou a se envolver e especializar em cursos da área de marketing esportivo.

Tem 12 anos dedicados a trabalhos na área de eventos.

Atual Diretora de Marketing e responsável pela organização do Paraná Bowl X e XI, Araucária Bowl, Torneios Sub20 de 2018 e 2019.

 

Diretor de Imprensa: Alexandre Senechal

Mais de uma década de dedicação ao jornalismo esportivo. Formação em Jornalismo na PUCPR e pós-graduação em Jornalismo Esportivo pela Anhembi Morumbi, além de outros cursos de aprimoramento em São Paulo e Londres. Trabalhou como assessor de imprensa no Athletico, como repórter no Redação em Campo, na Gazeta do Povo, no Estadão, no UOL, nas revistas VEJA e PLACAR, e na ESPN, e como coordenador do Globo Esporte Paraná. Hoje é repórter da Jovem Pan News Curitiba e assessor da Federação Paranaense de Futebol Americano

 

Representante dos Delegados: Helyn Barddal

Bióloga (PUCPR, 2012), Mestre e Doutora em Bioquímica (UFPR, 2015 e 2019, respectivamente) e professora, começou no FA como wide receiver do Curitiba Silverhawks no Paranaense de 2018, posição que manteve por toda temporada de 2019 também. Atualmente atua como defensive back e como auxiliar de eventos do time.

No primeiro semestre de 2019 recebeu o convite para ser coach de wide receivers do Guardian Saints, onde atuou durante uma temporada.

Envolvida com projetos esportivos, conheceu a modalidade de Football Flag em 2019 e começou a participar de eventos e treinos locais e nacionais. Isso lhe rendeu um convite para assumir o compromisso de ser representante do Paraná na modalidade Football Flag pela FPFA. Hoje, juntamente com uma equipe, desenvolve projetos para disseminar a modalidade.

Paralelamente, começou a desempenhar a função de delegada de FA, onde atuou em jogos de mando da FPFA e da Liga BFA no Paraná, o que lhe rendeu a responsabilidade de ser representante dos delegados paranaenses no cenário nacional.

 

Diretor Jurídico: Eduardo Tourinho Gomes

Bacharel em Direito pela Universidade Positivo, Curitiba, PR, em 2015
Advogado inscrito na OAB-PR sob o número 75.755
Pós-graduado em Direito dos Seguros pela Universidade Positivo, em 2016
Ex – Auditor do Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paranaense de Futebol de Salão
Atual Auditor da Primeira Comissão do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paranaense de Futebol de Salão
Mestre em Direitos Fundamentais e Democracia – UniBrasil
Doutorando em Direitos Fundamentais e Democracia – UniBrasil
* Sócio proprietário do Escritório Ludkevtich Tourinho Gomes Sociedade de Advogados.

 

Assessor Jurídico: Felipe Ballão Ernlund

Advogado, inscrito na OAB/PR sob nº 110.500, integrante da Ballão Ernlund Advogados Associados e graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em 2021. É Pós-graduado em Direito Desportivo pela Fundação Getúlio Vargas, em 2022, e atualmente cursa pós-graduação em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Membro Relator da Comissão de Arbitragem da OAB/PR, gestão 2022-2024.

Ingressou no Futebol Americano como Quarterback da categoria Sub-19 do Coritiba Crocodiles, em 2017, e atualmente atua como Coordenador Ofensivo da Categoria de Base e Coach de QB do Elenco Principal.

 

Diretor de Arbitragem: Jimmy Miquelasso

 Iniciou suas atividades no Futebol Americano em 2007, período “no pads”.

Como jogador atuou pelo extinto Hurricanes e chegou a Seleção Paranaense.

Desempenhou as funções de técnico, coordenador e Head Coach antes de se dedicar exclusivamente a arbitragem.

Participou da equipe de árbitros da primeira partida “full pads” no Brasil, em 2008. Com mais de 10 anos de arbitragem, no currículo vários Paraná Bowls e finais de conferência nacionais.

Desde 2017 membro da Comissão de Arbitragem da FPFA.

Em 2020 assume a função de Diretor de Arbitragem da FPFA.

 

Conselheiro 1: Renan Hamman

 Faz parte da organização do Futebol Americano no Paraná desde 2011, quando ingressou na comissão técnica do UFPR Legends. Passou à vice-presidência e depois à presidência do time até 2014, quando foi um dos idealizadores da fusão da equipe com o Curitiba Brown Spiders.

Na nova equipe, foi vice-presidente de 2015 a 2016, quando foi eleito vice-presidente da Federação Paranaense de Futebol Americano; entidade da qual é membro-conselheiro desde agosto de 2018.

 

Conselheiro 2: Carlos Eduardo Zuchi

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFPR. Gerente de Projetos na Nerdweb. Tem experiência nas áreas administrativas, comercial e de marketing de diversas empresas como Braspress, Itaú e Mazehead. Atuou como Diretor de Marketing e Offensive Coach do Moon Howlers Futebol Americano e hoje faz parte da Diretoria do Coritiba Crocodiles.

 

Conselheiro 3: Fernando Ohashi

 Formado na área de tecnologia, pós-graduado em Engenharia de Software de Banco de Dados e em Redes Cisco, porém seguiu outros rumos, e hoje é Administrador. Está no FA desde 2012, ano em que também assumiu o cargo de diretor no Londrina Bristlebacks. Já em 2013 assumiu a presidência do time, nela permanecendo até o presente momento, além de coordenar o ataque do time. Participou de competições nos estados do Paraná e de São Paulo como atleta convidado dos times Guardian Saints, Maringá Pyros, Red Feet e Prudente Coronéis.