– Maringá Pyros

Foto: Lara Farias

Um grupo de amigos, brincando de futebol americano, em Outubro de 2009, resolveram transformar aquela brincadeira em um time competitivo. Assim, Bruno Miyasaki, Lucas Vieira, Jorge Machado e Eduardo Abrão fundaram a Associação Atlética de Futebol Americano Maringá Pyros no dia 16 de junho de 2013.

O nome da equipe, vinculado ao nome da cidade, Maringá, representa o calor do lugar, indicando perigo.

Assim como o nome, as cores também representam fogo, fortes e vivas. Totalizou que as cores ficaram como as da bandeira da cidade.

Os piromaníacos, em sua primeira participação em campeonatos, em 2014, disputou o 3º lugar e o jogo foi decidido no último segundo, e por muitos é considerado um dos melhores jogos do estado.

A equipe relata a etapa de maior evolução sendo a chegada do técnico Johnnie Mitchel o qual agregou muito conhecimento e trouxe maior visibilidade, além de valores do FA.

Mesmo com tantos momentos de felicidade, o Maringa Pyros, já passou por momentos difíceis, como na Liga Nacional de 2017, nos playoffs, a equipe entrou em um campo que estava pintado com cal de construção. Atletas saíram com queimaduras de 2ºgrau, a partida finalizou no segundo quarto, quando a time recusou-se em voltar a campo devido a gravidade dos ferimentos, mesmo assim, a Liga passa o time adversário para a final de conferência.

– Cascavel Olympians

Foto: Divulgação Cascavel Olympians

O time da cidade de Cascavel não teve um fundador específico, foi um grupo de amigos que reuniu-se e decidiu treinar, isto aconteceu em 2011 e o primeiro treino em fevereiro.

Por votação foi escolhido o nome da equipe, onde vários nomes foram sugeridos, e um fã de mitologia grega, despontou Olympians, nome qual, foi eleito.

Uma cor menos popular entre as equipes de Futebol Americano do estado, foi escolhida pela diretoria do time.
Os atletas do Olímpo de Cascavel já passaram por dificuldades para o crescimento da equipe, que até chegou a acabar em 2014, porém, meses depois, um grupo retomou as atividades, proporcionando maior desenvolvimento para o time. O nome foi registrado à Associação em 2015, disputando o primeiro campeonato em 2016 filiando-se, consequentemente à Federação Paranaense de Futebol Americano e em 2017, disputando o estadual.

– Guarapuava Darkwolves

Foto: Ju Kurasz

Dois grupos de amigos, que treinavam nos parques da cidade de Guarapuava, uniram-se e a equipe do Darkwolves tomou forma, passando a se tornar cada vez mais competitiva.

O nome veio como uma homenagem à todas as tentativas de solidificar a equipe, em 2011. À todos que idealizaram o projeto, que mesmo não conseguindo concretizar “seus sonhos” não foram esquecidos, pois estes, que nomearam o time.

As cores do time, eram para ser verde e preto, porém, estas cores já eram de outros times, então, em uma votação interna, o azul e o preto foram escolhidos.

A maior histórias que os lobos da escuridão relatam, de superação foi a campanha em 2019. Campanha essa marcada por mudanças que foram sendo construídas jogo após jogo. Neste ano que a equipe conquistou sua primeira vitória (oficial), seus primeiros playoffs (Campeonato Paranaense e Copa Sul). Histórias que predominam a dedicação da equipe.